Dicas para os pais de primeira viagem na higiene oral dos seus bebés

Quais os sintomas de erupção dos primeiros dentinhos?

sintomas

Entre os 6 meses e os dois anos, ocorrerá o nascimento dos primeiros dentinhos do bebé, a dentição decídua. É um período desconfortável para o bebé e por isso requer uma atenção ainda maior.

Normalmente, os sintomas mais comuns são caracterizados por períodos de irritabilidade, febre, diarreia, aumento da salivação e sono agitado, podendo também ocorrer alterações no hábito de despertar à noite ou mesmo sono diurno.

É menos habitual, mas também pode acontecer o bebé ter maior corrimento nasal, vómitos e redução do apetite, erupção cutânea e dificuldade de movimento.

Próximo do dia de erupção a gengiva encontrar-se-á esbranquiçada, com edema e eritema (tom avermelhado e quente) local.

É sempre necessário ressaltar que alguns sintomas exacerbados durante este período, como por exemplo um estado febril maior e com quadros de diarreia, vómitos ou erupção cutânea, podem alertar uma associação simultânea com uma doença sistémica, e por isso, é de extrema importância estar alerta e consultar ajuda médica e odontopediátrica, se necessário.

O que posso fazer para aliviar os sintomas do meu bebé?

Existem algumas formas práticas de aliviar os sintomas do bebé:

  • Utilização de mordedores de silicone, que possam ir ao frigorifico para manter uma temperatura baixa;
  • Massajar as gengivas: seja com o dedo, ou com toalhitas. Massaje bem no local de nascimento dos dentinhos e mesmo no rosto dos bebés;
  • Infusões de calêndula. A calêndula é uma planta medicinal vulgarmente conhecida por possuir propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Deve envolver uma gaze com infusão de calêndula e massajar a gengiva do bebé.
  • Gelados de leite materno. Gelado com o próprio leite da mãe pode ser uma excelente opção, acalmando o bebé.
  • Gel primeiros dentes e medicação: Em estados febris, pode ser necessária a prescrição de analgésicos como o paracetamol.

Como dever ser feita a higiene oral nos primeiros anos de vida?

  • Antes do primeiro dente nascer: É importante higienizar a boca do bebé mesmo que ainda não possua dentes. Pode recorrer a uma gaze humedecida em água ou com soro fisiológico para limpar os restos de leite que ficam na boca e evitar a acumulação de micro-organismos.
  • Depois do primeiro dente nascer: Assim que o primeiro dente nasça, é importante a utilização de um dentífrico adequado. Para isso, a quantidade de fluor mínima recomendada a partir do nascimento dos dentes de leite é de, pelo menos, 1000 ppm, com quantidade de pasta semelhante a um grão de arroz cru.

É ideal os papás terem especial atenção na escolha da escova dentária: as cerdas da escova devem ser moles e macias, a cabeça da escova pequena, o cabo da escova pode ser redondo (como se apresenta na seguinte imagem) ou longo (mais conhecido), com ou sem pegas.

Escova dentária jordan, ideal dos 0-2 anos.
Pasta dentífrica sabor a morango com 1000 ppm 1-5 anos.

Para quando a primeira consulta no médico dentista?

A primeira consulta da criança no dentista deverá ser a partir da erupção do primeiro dente temporário, podendo estender-se no máximo, quando a criança completar o primeiro ano de vida. No entanto, é recomendável a visita ao médico dentista mesmo ainda antes do nascimento dos primeiros dentes, com os seguintes objetivos:

  • Avaliação de freios e ajuda na amamentação;
  • Preparação dos pais / encarregados de educação nomeadamente para o nascimento dos primeiros dentes, introdução alimentar, importância da amamentação, realização da higiene oral, frequência das consultas recomendadas, acesso a cheques dentistas, etc..);
  • Poderem ter acesso a contacto de emergência, caso venham a necessitar.

Referências:

  • Pereira I. Tudo o que precisa de saber sobre primeiros dentes. [Internet] [citado 10 de dezembro de 2024].
  • Ordem dos Médicos Dentistas. Saúde oral na criança. [Internet]. [citado a 11 de janeiro de 2024]. Disponível em: https://www.omd.pt/publico/saude-oral-crianca/ .

Referências de imagens: