O que precisa de saber sobre higiene oral está aqui. O seu dentista explicará o resto!
O melhor ato dentário é ser ativo na prevenção com uma boa higiene.
Uma boa higiene oral começa em casa, para isso deve ter atenção as seguintes recomendações:
- Uso de fio dentário;
- Tipo e forma da escova;
- Frequência e duração da escovagem;
- Pasta dentífrica utilizada;
- Uso de raspador de língua.
O uso de fio dentário é imprescindível na sua rotina de higiene oral, o mesmo previne o aparecimento de cárie dentária nas zonas de contato dos dentes.
Na aquisição da escova dentária deve dar preferência às escovas de cerdas macias/suaves e eleger escovas de cabeça pequena, para facilitar a higienização das áreas de difícil acesso, como os dentes do siso.
Idealmente, deve escovar os dentes 3 vezes ao dia, 30 min após as refeições.
No que diz respeito, a pasta dentífrica a mesma deve satisfazer as necessidades do paciente, isto é, utilizar pasta dentífrica adequada para o paciente com elevado risco de cárie, para o paciente alérgico ao LSS, para o paciente com sensibilidade dentária, para o paciente com gengivas sangrantes, entre outros.
Por último, a higienização da língua revela-se fulcral para assegurar uma higiene oral completa, a língua pelas suas caraterísticas é um lugar ideal para a retenção e proliferação das bactérias responsáveis pelo mau hálito. A limpeza da língua com recurso a raspador de língua permite a eliminação destas bactérias. Consulte-nos para o ajudarmos com a sua técnica de escovagem.
As consultas de controlo/destartarização no Médico Dentista permitem potenciar a sua higiene oral e manter íntegros os seus dentes. A periodicidade destas consultas é adaptada a cada caso.