Importância da dentição decídua

Alguma vez se questionou quantos dentes de leite nascem?

A primeira dentição tem no total 20 dentes e fica completa aproximadamente aos 3 anos de idade!

Ter uma ideia de quais dentes existem e como eles são, é importante para que consiga fazer o acompanhamento do nascimento destes dentinhos.

Como se pode ver na figura, é partir dos 4 meses de idade, inicia-se a erupção dos incisivos centrais inferiores e depois os superiores, seguidamente é a altura de erupcionarem os incisivos laterais, posteriormente os primeiros molares, caninos e segundos molares em último lugar.

No total à dentição de leite corresponde 20 dentinhos e em regra, dentes inferiores erupcionam mais cedo do que os superiores.

A sequência nem sempre ocorre desta forma e por isso a erupção dentária não segue sempre esta cronologia, pelo que só nos devemos basear nestas idades como uma informação meramente orientativa.

Mas afinal qual é a importância dos dentes de leite?

Estes dentes de leite são de extrema importância pois interferem no desenvolvimento de funções muito importantes do bebé como a fala e a mastigação, assim como servem de guia para a erupção dos dentes permanentes, bem como contribui para o desenvolvimento das arcadas dentárias, prevenindo más oclusões.

 A perda precoce destes dentinhos poderá causar uma alteração nos dentes definitivos, e para que não ocorraperdas de espaço nas arcadas dentarias pode ser recomendado a colocação de um mantenedor de espaço, de forma que os dentinhos definitivos possam erupcionar no lugar correto e com o espaço necessário.

Entretanto se não for utilizada nenhuma medida no momento, as crianças poderão vir a necessitar de utilizar aparelho ortodôntico.

De entre os fatores responsáveis conhecidos para a perda precoce destacamos as:

  • Restaurações dentárias inadequadas;
  • Anquilose dentária, isto é a fusão do cimento e/ou dentina com o osso alveolar;
  • Traumatismos dentários, mais ao nível dos dentes anteriores;
  • Reabsorção anormal;
  • E principalmente devido à doença cárie.

Com a criação de uma rotina correta de higiene oral e atenção na dieta dos pequenotes, poderemos evitar problemas dentários futuros e assim cuidar destes dentinhos de leite de forma a não prejudicar o desenvolvimento natural dos permanentes! Pode consultar os artigos disponíveis sobre receitas saudáveis para o seu filho na página da Clínica da Boca!

Se por um lado abordamos a importância dos dentes decíduos e o quão desvantajoso pode ser a sua perda precoce, vamos falar agora, de forma simples, quando estes dentinhos estão tempo a mais em boca.

Provavelmente já terá ouvido algum conhecido a dizer que um dentinho do seu filho nasceu atrás de outro, e isto na verdade altera o normal desenvolvimento oral das crianças.

Assim, se um dente definitivo erupcionar, enquanto o de leite ainda se encontra na cavidade oral, chamamos de retenção prolongada ao dente decíduo e que muitas vezes pode levar a alterações na boca dos pequenotes.

Para explicar este fenómeno podemos apresentar diversos fatores que contribuem para essa condição:

  • Ausência congénita dos dentes definitivos ou agenesias dentárias (poderá consultar na página da nossa clínica o artigo correspondente a agenesias dentárias);
  • Posição anormal dos dentinhos;
  • Erupção tardia dos dentes definitivos.

E se um dentinho de leite dos nossos filhos não esfoliar / não cair, como devemos proceder?

Ora em primeiro lugar deverá procurar um médico dentista ou um odontopediatra para que possa avaliar corretamente a situação clínica, pois embora por vezes temos de extrair o dente decíduo para dar espaço para que o dente definitivo erupcione no lugar correto, que nem sempre é necessário.

Bibliografia: