A escovagem diária não exclui a higiene interdentária, assim como pelo facto de utilizarmos fio dentário ou fita e escovilhões, necessitamos sempre de escovar os nossos dentes, pois as cerdas das escovas manuais e elétricas não conseguem alcançar e limpar todas as superfícies dos dentes.
Sendo os espaços interdentários um local bastante propício à retenção dos restos alimentares, tanto gengivite como a doença periodontal apresentam sinais de maior severidade nessas regiões.
Os principais meios de limpeza interproximal são o fio ou fita dentária e o escovilhão, e devem ser utilizados assim que haja contactos dentários, quer em dentição decídua quer permanente. A utilização destes deve ser diária, e se não for possível em todas as escovagens, a da noite será a altura mais interessante para o fazer.
Existe uma enorme variedade de produtos diferentes, estando as marcas em constante evolução. A escolha está dependente da arquitetura do espaço proximal.
Apesar de grande parte da população não utilizar este tipo de meio auxiliar de escovagem, tem-se que o fio dentário é o método mais eficaz na remoção de biofilme neste tipo de zona, prevenindo fenómenos de inflamação gengival e cárie interproximal.
Encontram-se disponíveis no mercado fios:
- Torcido ou não torcido;
- Com ou sem flúor;
- Encerado ou não encerado;
- Com princípios ativos ou aromatizados;
Apesar de todos este tipo de fios dentários diferentes as recomendações devem ser baseadas na facilidade de uso e na preferência pessoal.
Como usar fio dentário?
Corte cerca de 30 cm de fio dentário e estique-o firmemente entre o dedo polegar e o indicador (ou entre os dois dedos indicadores), passando-o de forma suave para evitar lesar a gengiva.
Após introduzir o fio na superfície de contacto do dente, deve-se envolvê-lo ao longo da mesma, fazendo-o deslizar.
Em seguida, movimenta-se o mesmo ao longo do dente, acima da curva do dente, e suavemente para baixo, até atingir o sulco, repetindo este movimento algumas vezes.
Repete-se este procedimento para a restante dentição.
Fios dentários com suporte
- Pode ser vantajoso em pessoas com pouca destreza manual;
- Escolha interessante para crianças e jovens;
- Enfermeiros (ou qualquer outra pessoa) responsável pela higiene oral de outrem, pois facilitam a manipulação.
Em casos de espaços amplos, o fio dentário torna-se pouco eficaz, devido à sua pouca espessura. Assim sendo, opções como a fita dentária ou o escovilhão tornam-se preferíveis.
“Fio dentário ortodôntico “do fio dental em áreas de difícil acesso
Cada seção do fio dentário apresenta um passa fio rígido, ponta rígida incorporada que alcança com segurança e conforto os pequenos espaços e áreas de difícil acesso.
- Indicados em casos de espaços interdentários amplos, superfícies concavas e entre raízes dentárias (furca);
- Podem ter forma cónica ou cilíndrica;
- Devem ser trocados assim que os tufos entortarem;
- Devem ser orientadas no sentido para trás e para a frente;
Dica: Deve optar por um escovilhão ligeiramente superior ao espaço interdentário, para que as cerdas do escovilhão incidam bem e exerçam uma pressão adequada nas superfícies a ser limpas
Referências:
- Carranza FA. Periodontia clínica. Guanabara Koogan
- Gum. Fio Dental Ortodôntico. [Internet]. 2024 [citado a 09 de fevereiro de 2024]. Disponível em: https://www.sunstargum.com/br-pt/produtos/limpeza-interdental/fio-dental-ortodontico-gum.html
- Fio Dentário Green Clean.[Internet]. 2024 [citado a 09 de fevereiro de 2024]. Disponível em: https://www.jordanoralcare.com/pt/products/fio-dentario-green-clean/