Habitualmente, as fraturas ocorrem por trauma, por lesões de cárie, por restaurações antigas extensas ou por mau posicionamento dentário.
Se sofreu um trauma dentário, a primeira coisa a fazer é…
manter a calma e procurar o pedaço (fragmento) do dente partido. Muitas vezes, é possível colar o fragmento e o resultado fica praticamente invisível e estético. Tendo o fragmento dentário e para que o seu médico dentista consiga o melhor resultado possível, é importante mantê-lo hidratado numa solução de pH neutro, que pode ser leite, saliva ou soro fisiológico. Em seguida deve procurar o seu médico dentista.
Se não encontrar o fragmento ou consoante a extensão e gravidade da fratura, é sempre possível fazer uma restauração em resina composta ou uma faceta ou, em casos onde a fratura é mais extensa, colocação de uma incrustração.
Vale a pena cuidar da sua boca
Dependendo do remanescente dentário poder-se-á ter que fazer uma coroa de revestimento total e a desvitalização do dente. Em casos mais extremos, em que a raiz do dente sofreu uma fratura longitudinal (em comprimento), será necessária a extração da peça dentária fraturada e posteriormente, colocação de um implante e uma coroa sobre o mesmo.
O adequado tratamento dependerá de uma avaliação clínica e radiográfica, onde se observa a presença ou ausência de dor, a extensão da fratura, se o dente está escurecido, se o dente está desvitalizado, se houve afetação da polpa dentária (responsável pela sensibilidade do dente) e se houve fratura radicular.
Caso tenha dúvidas sobre o que deve fazer quando parte um dente, pode esclarecer qualquer questão junto de algum médico da Medivila que lhe irá apresentar o plano de tratamento mais adequado à fratura que apresenta.