Sabia que a cárie está presente em cerca de 95% da população em todo o mundo? É um grave problema, estando presente maioritariamente em crianças e jovens.
Atualmente sabemos que a cárie dentária é considerada uma doença etiológica com origem em múltiplos fatores, sendo a de maior prevalência entre as doenças da cavidade oral, estando presente em cerca de 95% da população em todo o mundo. É um grave problema, estando presente maioritariamente em crianças e jovens.
Algumas das superfícies dos nossos dentes tem mais suscetibilidade em ter cáries dentárias, pela sua anatomia, pois são consideradas regiões mais retentivas à fixação e acumulação da placa bacteriana e por isso mais suscetíveis à doença. Normalmente essas regiões são fossas e fissuras de molares permanentes e pré-molares.
O longo tempo de erupção dos dentes permanentes posteriores, a idade da erupção destes (infância até à adolescência) e a aliado à dificuldade de higienização nessa região, resulta na remoção inadequada da placa bacteriana, aumentando a suscetibilidade a lesão de cárie.
A aplicação de selantes de fissuras é desta forma uma medida bastante eficaz na prevenção da cárie dentária, na medida em que a barreira criada pela aplicação do selante de fissuras constituiu um obstáculo à fixação das bactérias nessas regiões, uma vez que a anatomia do dente é aplanada.
A decisão de escolha de colocação de selantes deve ser sustentada na avaliação do risco para a cárie dentária que o paciente apresenta, no entanto, por ser uma medida preventiva, não existe contraindicações para a realização de selantes de fissuras.
O que são selantes de fissuras?
Os selantes de fissuras são feitos de um material resinoso, possuindo diferentes tonalidades: transparente, opaca ou cromatizada, sendo as duas últimas mais utilizadas diariamente, por ser mais fácil a sua visualização durante o nosso tratamento. Os selantes de fissuras, podem ou não conter libertação lenta de flúor, poder antimicrobiano e atividade anti-cárie. São geralmente brancos ou transparentes e não são visíveis durante atividades como a conversação.
Como é que o selante é aplicado?
Não tem de se preocupar, pois, a colocação de selantes de fissura é:
- Indolor;
- Não requere anestesia;
- É uma técnica não invasiva, rápida, e que pode ser reaplicado, caso seja necessário.
O ideal será marcar uma consulta no seu médico dentista, e realizar uma avaliação para que o profissional o possa ajudar a decidir acerca da melhor altura para realizar o tratamento.
Referências
- Bervian A, Dimetrio A, Selantes em odontopediatria:prevenção de saúde bucal. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research-BJSCR. [Internet]. 2006. [citado 14 de março de 2024]. 7(2), 36–41. Disponível em: http://www.mastereditora.com.br/bjscr.
- Selantes. Colgate Palmolive Company. [internet] ; 2024 [citado a 13 de março de 2024]. Disponível em: https://www.colgate.com.br/oral-health/sealants/sealant-for-teeth-what-you-need-to-know-0213.