dor de dentes

A dor de dentes é, segundo a definição da International Association for the Study of Pain (IASP), uma experiência multidimensional, desagradável, envolvendo não só um componente sensorial, mas também um componente emocional (Khan, Zusman et al. 2019, Peres, Macpherson et al. 2019).

Que tipos de dor de dentes existem?

Dor provocadas: dores ligeiras ou severas que desaparecem alguns segundos após a remoção do estímulo que normalmente costuma ser o frio, mas também pode ser alimentos doces ou muito condimentados.

A este estado chamamos pulpite reversível, pois verificamos uma ligeira inflamação da polpa dentaria, com capacidade de cura se removermos o agente irritante, isto é, pode ser resultado de uma cárie, de um traumatismo, restauração deficiente ou recente.

Dores espontâneas: dor moderada a severa que persiste após a remoção do estímulo e que pode ser espontânea. A dor pode ser aguda ou continua, localizada ou irradiada e de desaparecimento lento e por norma, nesta fase mais avançada o estímulo normalmente costuma ser o frio e o dente sensível à percussão.

Por norma o prognóstico não é o que gostaríamos, pois, a polpa do dente não tem recuperação possível, a que chamamos comummente de pulpite irreversível. O tratamento nestes casos é mais invasivo e dispendioso pelo que consiste no Tratamento Endodôntico do dente, ou por outras palavras, na sua “desvitalização “e em casos mais graves poderá culminar na extração do dente em questão…

No entanto, a dor de dentes pode ter outras causas e outras origens:

  • Trauma: muito frequente nos dentes anteriores;
  • Sensibilidade dentária: esta consiste usualmente numa dor aguda ou de curta duração, provocada normalmente por um estímulo térmico, ou tátil ou químico, sobre um tecido dentário, a dentina, que normalmente se encontra exposta;
  • Pericoronarite: Frequentemente em sisos, consiste na inflamação ou infeção dos tecidos orais associados à erupção dentária.
  • Entre outras situações
dor de dentes

Em caso de dor de dentes, ou até mesmo um ligeiro desconforto, não hesite em contactar a clínica da boca, pois temos ao nosso dispor ótimos profissionais que o poderão ajudar!